Amor Platônico: O que é? Saiba identificar se você tem um desse!

amor platonico
Relacionamento

O amor é um sentimento muito bonito, porém ele fica ainda mais belo quando é correspondido. O que acontece é que nem sempre isso é possível, e muitas vezes uma pessoa acaba tendo um amor platônico pela outra, o que pode gerar muita dor e sofrimento.

É bem provável que você já tenha ouvido falar em amor platônico, mas você sabe o que realmente significa um amor platônico? Se a resposta foi não, esse artigo é para você, pois nele eu irei falar tudo o que você precisa saber para entender melhor o que é e como você pode se livrar dele. Continue lendo e confira a seguir!

O que é um amor platônico?

O amor platônico é diferente do amor convencional que estamos acostumados, no qual duas pessoas se amam, é um tipo de amor não correspondido, no qual uma pessoa cria um amor ao outro mesmo que ele não seja correspondido.

O amor platônico pode ser entendido como um amor sem interesse, no qual uma pessoa não precisa que a outra esteja interessada nela para sentir-se amada. Ele também pode ser entendido como um amor impossível de ser realizado, um amor distante, e por isso muitas pessoas usam dele para fugir da realidade e das tristezas que um amor pode trazer.

O mais comum é que o amor platônico apareça na adolescência, porém ele pode aparecer em qualquer outro momento da vida.

Não é possível afirmar que esse amor platônico é necessariamente ruim, pois irá variar conforme o que você faz com o sentimento. Em geral a outra pessoa não sabe do sentimento e por isso não irá prejudica-la. Mas quando o amor platônico começa a fazer mal para a própria pessoa ou para quem ela ama, é necessário realizar um tratamento e se livrar dele.

Como me livrar de um amor platônico?

É possível sim se livrar de um amor platônico, e isso é necessário sempre que esse amor começar a fazer mal a alguém. Existem muitas maneiras de se livrar de um amor platônico, e tudo depende de como você está agindo com esse amor, os casos mais leves podem ser tratados até mesmo com uma conversa com os amigos, mas os mais complicados podem precisar de um psicólogo.

Veja abaixo algumas dicas de como se livrar do amor platônico:

Pare de idealizar a pessoa amada

O primeiro passo para se livrar de um amor platônico é para de ficar pensando que a pessoa amada é perfeita, comece a enxergar os defeitos dela.

Conte seus sentimentos para alguém

Outro passo importante é contar os seus sentimentos a uma pessoa de confiança, assim você irá desabafar e ela poderá te ajudar a superar esse problema.

Se valorize

Quando você começa a se valorizar você deixa de pensar no outro com prioridade, assim você vai pensar mais em você e verá como é inútil gostar de alguém que não corresponde aos seus sentimentos.

Saia com outras pessoas

Assim você poderá conhecer pessoas diferentes e quem sabe até mesmo se apaixonar de novo, por alguém que corresponda o seu amor.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

guarda compartilhada
Relacionamento
Guarda Compartilhada: Entenda como funciona e tire suas dúvidas!

Ter filhos é o sonho de vários casais apaixonados, porém com o passar dos anos muitos casais acabam se separando e com isso acabam surgindo muitas dúvidas sobre quem irá ficar com os filhos. É muito comum que tanto a mãe como o pai queiram ficar com os filhos, e …

ter amor de voltar
Relacionamento
Como recuperar um amor perdido? Saiba como fazer ele se reapaixonar!

O término de um relacionamento pode ser muito traumático para a maioria das pessoas, e para muitas delas, a única saída é recuperar o amor que se foi e voltar a ser feliz a dois. Sabemos que em muitos casos, o melhor mesmo é a separação do casal, para o …

Relacionamento
Dar um tempo no relacionamento: Vale a pena?

Se relacionar é muito bom, pois você conhece pessoas diferentes e tem uma  experiência nova com coisas que nunca imaginou ter. No começo do relacionamento, tudo são flores, porém depois é que começam as desavenças que podem acabar prejudicando a relação. Inúmero são os fatores que podem ocasionar em brigas …