Catabolismo muscular: Descubra como evitar através de suplementos e pare de perder tanta energia nos treinos!

Emagrecimento

O catabolismo muscular é um dos maiores inimigos das pessoas que desejam ganhar massa muscular, pois consiste na degradação da proteína muscular, por isso quem deseja ganhar massa e ter o corpo definido deve entender bem o que é o catabolismo e saber como evitá-lo.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o estado catabólico e aumentar a resistência na academia esse artigo é para você, continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir!

O que é?

A todo o momento milhares de reações químicas acontecem em nosso organismo possibilitando a quebra de nutrientes que absorvemos através da alimentação, cujo se dá o nome de metabolismo, processo de suma importância para que qualquer ser possa se manter vivo.

Dentro do metabolismo temos duas categorias o anabolismo e o catabolismo, onde as reações anabólicas são aquelas responsáveis pela produção de novos compostos orgânicos como as proteínas, por exemplo, e o catabolismo é definido pela quebra da matéria orgânica e tem como característica principal a liberação de grandes quantidades de energia que necessitamos para executarmos qualquer tarefa que exige movimento.

No entanto, para que você ganhe massa muscular e fique com seus músculos sempre definidos, é necessário que ocorra uma homeostase, que é o equilíbrio destes dois processos, ou seja, caso o anabolismo seja maior que o catabolismo a pessoa irá ganhar massa muscular, pois consegue formar mais proteína, porém quando o catabolismo supera o anabolismo os músculos diminuem.

Além disso, o estado catabólico pode ser prejudicial à saúde já que além de limitar o ganho de massa muscular ele pode comprometer o sistema imunológico, os órgãos digestivos e a liberação de hormônios do crescimento, degradando todo o sistema muscular.

Como evitar o catabolismo muscular?

Para evitar o catabolismo muscular, é necessário tomar alguns cuidados como:

  • Não ficar muito tempo sem comer
  • Ficar sem se alimentar por um longo período de tempo é prejudicial à saúde, e por isso se alimentar corretamente ajuda a evitar o catabolismo muscular.
  • O ideal é que as pessoas programem-se para fazer de 5 a 6 refeições durante o dia, com intervalo médio de 3 horas entre elas, nunca pulando o café da manhã e o almoço, pois estes serviram de base para prolongar o anabolismo.
  • Não elimine as gorduras da sua dieta
  • As gorduras são de suma importância para o correto funcionamento do organismo e não devem ser dispensadas.

Uma dieta para quem treina e quer evitar o catabolismo muscular deve ser composta de pelo menos 20% de gorduras, porém gorduras boas como o azeite extra-virgem, nozes, e abacates, por exemplo, evitando as gorduras saturadas e as frituras.

bcaa suplemento para evitar catabolismo muscular

Suplementos

Uma forma de evitar que o catabolismo muscular aconteça é utilizando a suplementação alimentar. Entre os principais suplementos para evitar o catabolismo muscular citamos:

  • BCAAs;
  • Glutamina;
  • Caseína.

Como evitar o catabolismo muscular à noite?

Dormir bem à noite, pelo menos 8 horas é fundamental para evitar o catabolismo, pois a noite é um dos principais momentos que os níveis de hormônios como a testosterona, hormônios de crescimento e IGF-1 aumentam enquanto o cortisol cai, momento perfeito para que ocorra de forma adequada o anabolismo, e assim evitando o catabolismo muscular.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cha para desinchar
Emagrecimento
Chá para desinchar: Saiba o que fazer quando sentir aquele pesinho na barriga.

É comum em alguns momentos de nossa vida nós nos sentirmos inchadas, e mesmo que seja normal, é bastante incômodo, e por isso tomar um bom chá para desinchar é uma ótima opção, pois assim iremos acabar com o problema de forma rápida e natural. Se você também está em …

queimar gordura
Emagrecimento
Queimar gordura: Saiba como acelerar a perda de peso de maneira saudável!

Ninguém gosta de ficar com uma barriguinha a mais ou aquela gordura incômoda nas costas, principalmente quem já é magro e só possui uma gordura localizada. Porém, queimar gordura não é tão fácil para quem não pratica exercícios e não faz ideia de como começar. Se você quer saber como …

secar barriga
Emagrecimento
Secar barriga: Saiba as melhores formas de reduzir alguns centímetros na cintura!

Quem está na luta para perder peso sabe que uma das partes mais difíceis é secar a barriga. Muita gente logo que engorda a primeira coisa que ganha é gordura abdominal, por predisposição genética. E é exatamente por isso que é tão difícil perder alguns centímetros na silhueta. Mas hoje …