Clomid: O que é? Para que serve? Saiba tudo aqui!

  • Tommy Guns NY
  • Category : Saúde
clomid
Saúde

Muitas mulheres sonham em ser mãe, contudo algumas possuem dificuldades de ovulação e com isso não conseguem engravidar naturalmente. Mas graças à medicina essas mulheres não precisam perder as esperanças de ser mãe, pois alguns medicamentos podem ajudar nesses casos, como o Clomid.

Ainda não sabe o que é nem para que serve o Clomid? Continue lendo esse artigo e confira tudo sobre ele a seguir.

O que é?

Clomid é o nome popular dado ao clomifeno, medicamento utilizado a fim de estimular a gravidez.

Este medicamento é indicado para mulheres que tenham dificuldades de ovulação, tendo por principio ativo o citrato de clomifeno.

O clomid tem ação antiestrogênica, ou seja, tem uma ação que inibe o hormônio estrogênio, fazendo com que as chances da mulher ovular e consequentemente engravidar aumente consideravelmente.

Precisa de acompanhamento médico?

Ainda que o medicamento sirva para mulheres que desejam engravidar, ele não deve ser usado por qualquer mulher que deseje este fim, e por isso é preciso tomar alguns cuidados em relação ao clomid.

Trabalhando como um indutor da ovulação ele somente pode ser indicado por um médico, que irá fazer uma avaliação do seu caso e só após o estudo poderá receita-lo ou não, normalmente sendo indicado exclusivamente para aquelas mulheres cuja infertilidade esteja ligada diretamente a ovulação.

Ajuda a engravidar?

Os resultados do clomid são muito bons sendo que o percentual de pessoas que fizeram seu uso corretamente e obtiveram os resultados esperados é alto.

Isso porque o clomid atua liberando alguns hormônios necessários para que a ovulação aconteça com mais facilidade, como é o caso dos hormônios LSH e LH, que são responsáveis pelo amadurecimento dos óvulos. Então quando liberados, esses hormônios fazem com que o amadurecimento dos óvulos aconteça de forma potencializada, liberando os óvulos das trompas e fazendo com que eles sejam fecundados com mais facilidade pelo espermatozoide.

Normalmente essa ovulação acontece até mesmo de 1 a 2 semanas após o inicio da administração do clomid, sendo que esse resultado pode variar de pessoa para pessoa.

Tem contraindicação?

Como toda medicação o clomid possui algumas contraindicações como podemos destacar principalmente:

  • É contraindicado para pessoas com alergia ao citrato de clomifeno ou a qualquer substancia da sua fórmula.
  • Para pessoas com doenças ou disfunções hepáticas (doenças do fígado).
  • Pessoas com cisto no ovário (exceto ovário policístico) ou pacientes que sofrem com o sangramento uterino anormal, já que pode acontecer que o cisto cresça com uso o uso do medicamento.
  • Pessoas com disfunção tireoidiana.
  • Para pessoas com lesão orgânica intracraniana.

Além do mais é necessário interromper a administração do clomid quando houver a possibilidade da mulher já estar grávida, pois o uso da medicação em gestantes poderá causar problemas a mulher e ao bebê.

O ideal é que a mulher consulte um médico antes de começar a fazer uso do clomid, assim ele irá fazer todos os exames necessários e dizer se ela deve ou não usar esse medicamento.

Ficou alguma dúvida? Deixe-a nos comentários que nós iremos respondê-las assim que possível.

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

frutas e cereais em um prato de formato de coração simbolizando o controle do colesterol ruim
Saúde
Como abaixar o colesterol ruim: Conheça os melhores métodos para reduzir os triglicérides e a gordura no sangue!

Se você é preocupado com a sua saúde, já deve saber bem que o colesterol ruim no corpo nem sempre está relacionado ao excesso de peso e ele pode prejudicar sua qualidade de vida quando não controlado. Por isso, se você quer saber como abaixar o colesterol ruim no corpo …

pessoa medindo a glicose
Saúde
Controlar a glicose: Saiba como abaixar os níveis de açúcar no seu sangue com essas dicas naturais!

Quando os níveis de glicose estão altos é comum que o nosso corpo possa sofrer com vários problemas de saúde, e por isso saber controlar a glicose é fundamental. E se você ainda não sabe como ter esse controle, continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir! Remédios… …

eczema na pele
Saúde
Eczema na pele: Saiba aqui quais os tratamentos possíveis e tire outras dúvidas sobre essa doença!

O eczema na pele é uma doença que poderá afetar várias pessoas em várias fases de sua vida e que deve ser controlado desde o surgimento dos primeiros sintomas para não ter agravamentos. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o eczema na pele, esse artigo é para você, …