Como funciona o divórcio? Saiba todos os procedimentos aqui!

Relacionamento

O casamento é um passo muito importante na vida de um casal, pois quando eles casam já se imaginam vivendo o resto de sua vida ao lado da pessoa amada, porém nem sempre as coisa saem como planejamos e as vezes os casais começam a não dar certo mais e por isso o divórcio se torna a melhor opção.

Mas você sabe como funciona o divórcio? Se a sua resposta foi não, esse artigo é para você, pois nele eu irei explicar tudo o que você precisa saber sobre essa separação que pode ser tão dolorosa e saber como ficarão as coisas, como a  pensão alimentícia no caso de ter filhos.

Posso abandonar meu cônjuge?

Muitas pessoas ficam em dúvidas se elas simplesmente podem desistir do casamento e abandonar seu ex-companheiro para começar a morar sozinho ou com outras pessoas, porém esta é uma das piores decisões que podem ser feitas, pois quando você decide abandonar seu lar, você perderá o direito de tudo que está nele, e os bens integrais ficaram para aquele que estiver residindo no antigo imóvel urbano de vocês, conforme o art. 1.240-A do Código Civil.

Como posso fazer o divorcio?

A dúvida sobre como funciona o divórcio é muito grande, pois como você não pode simplesmente abandonar seu lar, e também não quer viver junto com uma pessoa que não te faz bem, surge muita dúvida sobre o que fazer.

Se você ainda não possui filhos, o divórcio pode ser mais fácil, pois ele poderá ser extrajudicial, e você e seu advogado poderão tentar chegar a um acordo com o seu ex a fim de dividir os bens de forma justa e sem burocracia.

Caso você e seu ex companheiro não consigam chegar a um acordo através dos advogados, será necessário que vocês entrem em um processo judicial, que poderá ser litigioso ou consensual conforme cada caso.

Quais são os documentos necessários?

Para se divorciar você não deverá apenas falar que deseja separar, é necessário que você tome a iniciativa e faça o processo no papel, sendo que para isso você deverá ter em mãos os seguintes documentos:

  • Certidão de casamento;
  • Certidão de nascimento dos filhos (se tiver);
  • Comprovação dos bens adquiridos durante o casamento que devem ser partilhados.

Com quem fica o patrimônio?

Uma das maiores dúvidas sobre como funciona o divórcio é sobre quem ficará com o patrimônio, e isso irá variar conforme o tipo de casamento confira abaixo:

Separação total de bens:

Nenhuma das partes terá direito ao patrimônio do outro, sendo que ambos irão sair desse casamento com aquilo que está em seu nome.

Separação parcial de bens:

Este tipo é o mais comum, pois nele será partilhado tudo aquilo que for adquirido após o casamento, sendo que não fica válido aquilo que for adquirido com dinheiro de herança ou de doação.

Comunhão de bens

Neste tipo cada uma das partes irá sair com metade dos bens que ambos possuem, ou seja, tudo é dividido entre os dois, seja os bens adquiridos antes o depois do casamento.

Ficou alguma dúvida sobre como funciona o casamento? Deixe um comentário.

 

Compart. 0
Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionamento
Dar um tempo no relacionamento: Vale a pena?

Se relacionar é muito bom, pois você conhece pessoas diferentes e tem uma  experiência nova com coisas que nunca imaginou ter. No começo do relacionamento, tudo são flores, porém depois é que começam as desavenças que podem acabar prejudicando a relação. Inúmero são os fatores que podem ocasionar em brigas …