Como organizar finanças pessoais: Veja algumas dicas para você aprender a controlar seus gastos com sabedoria!

  • Tommy Guns NY
  • Category : Financeiro
mulher organizando financas pessoais
Financeiro

Ter controle financeiro é fundamental, pois assim é possível saber quais são as melhores decisões a tomar para que seja possível ter mais estabilidade financeira e conseguir uma vida mais tranquila, no entanto, muitas pessoas possuem dificuldades de saber como organizar as finanças pessoais e também como economizar dinheiro. Por isso a seguir eu separei algumas ótimas dicas que vão te ajudar a ter maior controle financeiro.

Continue conosco e confira a seguir tudo o que você precisa sobre como organizar suas finanças pessoais e sair do aperto.

Dicas para organizar suas finanças pessoais

  • Tenha um objetivo

A melhor forma de como organizar finanças pessoais é tendo um objetivo, assim será mais fácil você economizar dinheiro para realizar algo que você deseja ter no futuro. Quando você estiver focada no seu objetivo, sempre que desejar consumir alguma coisa irá relembrar daquilo que deseja mais e assim conseguirá evitar gastos.

  • Faça um orçamento

O ideal é que sempre antes de receber seu salário você faça um orçamento que deverá ter todos os seus gastos e o que você recebe, assim saberá quais são suas prioridades e o que pode ficar para depois.

  • Separe os gastos em essenciais e não essenciais

Quando você separa os seus gastos é possível que você saiba o que poderá ficar para depois e o que você realmente precisa, assim não irá gastar com coisas desnecessárias e passar aperto no final do mês.

  • Separe um valor para investir

Por mais que o seu orçamento esteja apertado, você deverá separar uma parte do dinheiro que ganha para investir. Mesmo que seja pouco, pois assim você já começará a ter um fundo de reservas.

  • Evite fazer dívidas

Tente ao máximo não fazer dívidas, controle o seu consumo e evite prestações, assim será mais fácil ter uma organização financeira.

É possível organizar em uma planilha?

Sem dúvidas, ter uma planilha de orçamentos é fundamental para que possamos ter maior controle dos nossos gastos e com isso um melhor planejamento financeiro.

Mesmo que você não tenha habilidades com planilhas, até mesmo uma simples planilha do Excel irá te ajudar, você só precisa colocar sua receita e despeja que será possível ter uma análise de tudo o que gasta para saber no que poderá diminuir.

Caso você possua mais conhecimento em planilha, você poderá escolher uma planilha mais completa, mas o importante é não deixar de colocar nenhum dos dados nela para ter maior controle das suas finanças pessoais.

pessoa segurando celular com aplicativo guiabolso para organizar financas pessoais

Como organizar finanças pessoais com aplicativos?

Outra forma de como organizar as finanças pessoais é usando os aplicativos de controle financeiro, pois assim você só precisará colocar seus dados que o aplicativo irá te ajudar a fazer o controle financeiro.

Existem alguns aplicativos, como o GuiaBolso por exemplo, que são totalmente automáticos, assim ao colocar os dados do seu aplicativo do banco ele irá levantar seus gastos no cartão de crédito e débito, para que você possa ter maior controle das suas despesas.

Ficou alguma dúvida sobre como organizar finanças pessoais? Deixe-nos um comentário que assim que for possível nós iremos responder você!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nubank
Financeiro
Nubank: Conheça todas as vantagens de um cartão sem anuidades!

Com o surgimento das contas digitais, possuir uma conta corrente ou ter um cartão de crédito está cada vez mais fácil, sendo que além de possuir vários benefícios ainda é possível conseguir a isenção de taxas com um desses bancos inovadores. Hoje neste artigo eu irei falar sobre o Nubank, …

agricultura extrato DAP
Financeiro
Extrato DAP: O que é? Como funciona? Saiba tudo aqui!

O Brasil é um país com muitos agricultores, e com uma grande exportação nesse setor. Por isso, é necessário estar sempre coletando informações sobre os agricultores a fim de fazer com que sejam realizados investimentos para melhorar as estratégias. Pensando nisso, o governo brasileiro resolveu criar o DAP(Declaração de aptidão …

conta digital
Financeiro
Banco inter: Vale a pena ter uma conta nele?

Os bancos estão cada vez mais presentes em nossas vidas, e a cada dia fica mais difícil não ter uma conta em um. É claro que os bancos físicos e mais populares são os mais procurados na hora de abrir uma conta, porém os bancos digitais estão fazendo grande sucesso …