Como pagar a previdência social: Veja o passo-a-passo de manter seus direitos em dia!

  • Tommy Guns NY
  • Category : Governo
imagem da fachada da previdencia social para representar como pagar a previdencia social
Governo

A Previdência Social atualmente é um sistema de repartição em que todos os trabalhadores de carteira assinada contribuem com um valor mensal para o governo e assim, todos garantem a aposentadoria de quem já parou de trabalhar e a sua própria também. Futuramente esse modelo irá mudar devido à reforma da previdência proposta por Temer e que será continuada por Bolsonaro. Porém, enquanto mantemos esse modelo, é ideal saber como pagar a previdência social para ter direito à sua poupança no futuro.

Você tem alguma dúvida sobre como fazer isso? Então confira nosso artigo e saiba como!

Como pagar a previdência social atrasada?

A caderneta da previdência é a chamada GPS, que você deve pagar todos os meses na data certa. Porém, caso, por algum motivo, haja um pagamento do GPS em atraso, você deve seguir os seguintes passos para manter seus direitos:

  • Calcule os dias de atraso e preencha a guia manualmente;
  • Em seguida vá até alguma lotérica, banco ou caixa eletrônico e faça o pagamento;
  • Ou vá até uma sede do INSS para que os atendentes façam as mudanças e calculem o novo valor;

É possível pagar pela internet?

É possível gerar a guia de pagamento da Previdência Social pela internet, acessando o site oficial do INSS e clicando em Cálculo da Guia da Previdência Social – GPS. Na página é possível perceber que o cidadão pode fazer seus pagamentos por débito automático de sua conta corrente.  Alguns bancos já fornecem o internet banking, em que você pode controlar seus gastos direto pelo computador, inclusive o GPS.

Porém, ao clicar em “Calcular guia/ carnê”, você pode escolher entre contribuintes filiados antes de 29/11 de 1999, contribuintes a partir dessa data e para empresas e equiparadas e órgãos públicos.

Em seguida, é só escolher a sua categoria de contribuinte e digitar seus dados. Após clicar em confirmar, você receberá sua guia para imprimir sem precisar sair de casa.

Como pagar a previdência social como autônomo?

Muitos trabalhadores autônomos se preocupam de não receberem uma aposentadoria futuramente. Contudo, atualmente isso é possível tanto para empregados de carteira assinada quanto para os de conta própria.

Basta acessar o site oficial da DataPrev ou ligar para o número 135 e se cadastrar no PIS ou no NIT.

Então é só informar o seu número de PIS que se encontra na carteira de trabalho, no cartão do cidadão ou pode ser verificado também através do site da DataPrev.

Assim que informar seus dados, você deverá escolher qual é a contribuição mais adequada à sua forma de trabalho, sendo elas:

  • Contribuinte Individual Rural com recolhimento mensal, com alíquota de 11% ou 20%;
  • Contribuinte Individual com recolhimento mensal, com alíquota de 11% ou 20%;
  • Contribuinte Individual com recolhimento trimestral, com alíquota de 11% ou 20%.

Para cada tipo de contribuição, as principais diferenças estão entre o direito de aposentar apenas por idade ou por idade e tempo de contribuição.

Uma das contribuições mais escolhidas pelo trabalhador brasileiro atualmente é a de contribuinte individual com alíquota de 20% ao mês, pois é um dos mais vantajosos ao empregado.

Se você gostou das nossas dicas, deixe seu comentário!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ferias
Governo
Férias: Aprenda aqui a se planejar para uma viagem tranquila com dinheiro no bolso!

Todo trabalhador possui direito as férias após completar um ano de trabalho, sendo que ela consiste em um período de 30 dias onde o trabalhador terá um descanso remunerado. No entanto, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como funciona as férias, e por isso a seguir eu irei falar um …

ctps
Governo
CTPS: Como tirar? Quanto custa? Tem digital? Saiba tudo aqui!

A carteira de trabalho e Previdência Social – CTPS, é um documento muito importante e que todos os brasileiros ativos no mercado de trabalho precisão ter, pois este é o documento responsável por registrar toda a vida profissional do trabalhador que segue a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. …