CTPS: Como tirar? Quanto custa? Tem digital? Saiba tudo aqui!

ctps
Governo

A carteira de trabalho e Previdência Social – CTPS, é um documento muito importante e que todos os brasileiros ativos no mercado de trabalho precisão ter, pois este é o documento responsável por registrar toda a vida profissional do trabalhador que segue a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

É na carteira de trabalho que irá constar a data de admissão, tempo trabalhado, salário, o pagamento do PIS, do seguro-desemprego, férias e a data do fim do vínculo empregatício. É através destes dados que o trabalhador irá ter seus direitos.

Se você ainda não possui CTPS confira a seguir tudo o que você precisa saber para tirá-la.

Como tirar?

A CTPS pode ser obtida por pessoas a partir do 14 anos de idade. Ela pode ser emitida para brasileiros naturalizados ou natos e também para estrangeiros sendo que para estes existe uma carteira diferenciada.

A carteira de trabalho pode ser emitida na sede da Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego, nos postos de atendimento do trabalhador dos municípios ou na Gerência Regional do Trabalho.

Quem mora nas cidades grandes ou capitais precisam fazer o agendamento para saber qual o dia poderá ser atendido. Quem mora em cidades menores não precisa necessariamente deste agendamento.

É necessário levar os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência
  • CPF
  • RG
  • Comprovante de estado civil
  • Foto 3×4

A CTPS é gratuita e o prazo de entrega irá depender do local onde você foi realizar a emissão da sua sendo que em alguns locais a entrega é imediata, em outros locais ou cidadão deverá voltar alguns dias depois para retirar a sua carteira de trabalho.

Segunda via

Se você já tem carteira de trabalho, porém por algum motivo precisa da segunda via dela, você poderá solicita-la com facilidade sendo necessário apenas ir até um dos postos que emitem a primeira guia levando os seguintes documentos em mãos:

  • Comprovante de residência
  • CPF
  • RG
  • Comprovante de estado civil
  • Documento que comprove o numero da CTPS anterior
  • Foto 3×4

A sua segunda vida é por causa do mau estado de conservação da sua carteira de trabalho você deverá levar a antiga. Mas se a sua solicitação foi por perda ou roubo é necessário que você leve o boletim de ocorrência que foi feito.

CTPS Digital

A carteira de trabalho é um documento muito importante e por isso a fim de modernizar o acesso às informações dela é que foi lançado a carteira de trabalho digital que é uma ferramenta que serve como extensão da carteira de trabalho impressa.

Ela está disponível a qualquer momento para os trabalhadores através de um simples aplicativo que poderá ser para celular nas versões iOS ou Android.

Para ter a CTPS digital é bem simples, basta você acessar a loja de aplicativo virtual do seu smartphone e fazer o teste com os dados do cadastro do sistema cidadão.br.

Como saber o número?

Para saber o número da sua CTPS online você irá precisar do número do seu PIS e acessar o site da caixa através do seguinte linkhttps://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01.  Em seguida deverá colocar o número do seu NIS (PIS/Pasep) e a senha da Internet. Depois é só clicar em extrato completo na aba FGTS para poder acessar o número da sua carteira de trabalho.

0 Compart.
Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *