O que pode causar dor no ouvido do bebê: Veja aqui os principais motivos e como tratá-los

  • Tommy Guns NY
  • Category : Maternidade
dor no ouvido
Maternidade

A otite consiste em uma das causas mais comuns de dor de ouvido no bebê, sendo que ela pode afetar tanto recém-nascidos como crianças de até 6 anos. Essa inflamação pode ser ocasionada devido a entrada de água no ouvido ou até mesmo devido a vírus ou bactérias que podem se multiplicar no ouvido do bebê.

Se você está em dúvida sobre o que pode causar dor de ouvido no bebê, esse artigo é para você, continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir.

O que é otite?

A otite é uma infecção no ouvido que acontece com frequência nos bebês, principalmente durante o inverno. Vários fatores podem levar o bebê a desenvolver a infecção, mas o principal é devido a entrada de água no ouvido ou devido aos vírus e bactérias que penetram na tuba auditiva, sendo que neste caso a inflamação é comum quando o bebê está gripado ou resfriado.

Durante a otite é comum que o bebê também apresente febre, pois é a resposta do organismo para combater a doença.

Sintomas da dor de ouvido no bebê

Vários sintomas podem identificar que o bebê possui a otite, dentre os quais podemos destacar:

  • Irritabilidade
  • Falta de apetite
  • Choro
  • Ir com a mão na orelha muitas vezes
  • Dificuldade de mamar
  • Balançar a cabeça com frequência
  • Não conseguir se deitar do lado da inflamação

Além desses sintomas, em alguns casos o bebê poderá ter pus com mau cheiro na orelha e isso poderá causar a perda auditiva, caso não seja tratado da forma correta.

É importante ficar muito atento aos sinais que o bebê dá, pois quanto mais rápido for diagnosticado o problema e realizado o tratamento, melhores serão os resultados.

sintomas de dor no ouvido

Tratamentos

O tratamento para a dor de ouvido do bebê irá variar conforme a gravidade da inflamação e conforme o que causou o problema, mas os medicamentos mais indicados são:

  • Analgésicos
  • Antipiréticos
  • Antibióticos
  • Anti-inflamatórios

Se o bebê estiver com gripe ou resfriado, pode ser indicado o uso de um descongestionante para melhorar sua respiração.

No entanto, é válido ressaltar que é imprescindível consultar um pediatra antes de dar qualquer tipo de medicamento ao bebê.

Tratamentos caseiros

Existem alguns tratamentos caseiros que podem trazer resultados muito satisfatórios para tratar a dor de ouvido no bebê, pois ajuda a aliviar o desconforto. Um tratamento muito indicado é pegar uma fralda e aquecer com o ferro de passar roupa, em seguida você deve colocá-la próxima ao ouvido do bebê, mas sempre tomando cuidado para não queimar a criança.

Outro remédio caseiro para dor no ouvido é inserir um algodão com álcool no local da inflamação. Mas é necessário tomar cuidado para não machucar o bebê.

Além do mais, quando o bebê também está gripado, o tratamento consiste em dar muita água, sopas e frutas amassadas a ele.

É importante destacar que embora o remédio caseiro para dor no ouvido traga resultados satisfatórios, ele não deve substituir o tratamento convencional repassado pelo médico.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

como engravidar
Maternidade
Como engravidar: Saiba como ser mamãe mais rapidamente e até de gêmeos. Leia mais!

Muitos casais apaixonados sonham em ter um filho, seja por que ainda não foram pais ou por que desejam dar um irmãozinho ao seu filho, mas nem sempre esses casais conseguem engravidar com facilidade, e por isso muitos ficam em dúvidas sobre como engravidar mais rápido para ter o seu …

Fertilização in vitro
Maternidade
Fertilização in vitro: O que é? É eficaz? Existe limite de idade?

A alegria ou o sentimento de ser mãe/pai acompanha muitas pessoas e para uma grande maioria, é considerado um verdadeiro sonho. Infelizmente para muitas mulheres, esse sonho não é uma tarefa fácil, pois devido à algumas complicações de saúde, muitas são inférteis ou não podem gerar um filho. Pensando nisso, …