Eczema na pele: Saiba aqui quais os tratamentos possíveis e tire outras dúvidas sobre essa doença!

  • Tommy Guns NY
  • Category : Saúde
  • Tags:
eczema na pele
Saúde

O eczema na pele é uma doença que poderá afetar várias pessoas em várias fases de sua vida e que deve ser controlado desde o surgimento dos primeiros sintomas para não ter agravamentos.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o eczema na pele, esse artigo é para você, continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir!

O que é o eczema na pele?

Eczema na pele é uma inflamação aguda ou crônica, que gera sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão.

Esta inflamação poderá surgir em qualquer idade, sendo mais frequente em crianças e profissionais da saúde, pois geralmente lavam as mãos com sabonete antisséptico com mais frequência prejudicando a pele.

O eczema é classificado de acordo com a sua causa. Os mais comuns são:

  • Eczema de contato: Caracterizado por lesão devido a alguns agentes agressores, tendo assim a sua causa como alérgica;
  • Eczema infantil: Caracterizado por se manifestar especialmente após os 3 meses de vida do bebê, que se estende até a adolescência ou vida adulta;
  • Eczema atópico: Caracterizado por pequenos caroços na pele que causam muita coceira, também está ligado a inflamação;
  • Eczema numular: Caracterizado pelo ressecamento excessivo da pele devido ao frio ou clima seco.

Existe algum tratamento natural para isso?

Por se tratar de uma doença crônica, ou seja, que não há cura, o tratamento natural poderá ajudar a conter os sintomas do eczema na pele.

Os tratamentos que serão indicados abaixo ajudam a diminuir os sintomas da alergia em poucos minutos, mas se não for suficiente é fundamental que busque ajuda médica para que possa ser feito o tratamento convencional para aliviar os sintomas.

Uma opção eficaz é usar os benefícios da linhaça para reduzir os sintomas do eczema e até de outras dermatites. Outro bom remédio natural para combater os sintomas do eczema na pele é aplicar sobre a área afetada uma mistura de aveia com água, e de modo a complementar o tratamento, aplicar uma compressa de óleo essencial de camomila e alfazema. Veja abaixo como prepara.

  • Papas de aveia para eczema

Ingredientes

  • 300 ml de água.
  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia.

Modo de preparo

Dissolva a farinha de aveia na água fria. Após ser totalmente diluída acrescente na mistura um pouco de água quente, de modo que a mistura fique em uma temperatura morna. Aplique a mistura sobre a área afetada duas vezes ao dia, e para finalizar acrescente a compressa de óleos essenciais.

oleo essencial de camomila

  • Óleos essenciais para eczema

Ingredientes

  • 3 gotas de óleo essencial de camomila.
  • 3 gotas de óleo essencial de alfazema.
  • 2,5 l de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e adicione os óleos essenciais, após a mistura ficar mais morna umedeça uma toalha limpa e aplique a solução sobre a área afetada, repetindo o processo 2 vezes ao dia.

Para finalizar passe um creme hidratante sobre toda a pele, de modo que ela fique mais macia e protegida.

O alívio dos sintomas e da irritação será perceptível em instantes.

O eczema na pele é contagioso?

Embora algumas pessoas fiquem com receio de tocar em feridas resultantes do eczema, não há nenhum indício que estas poderão ser contagiosas, e por isso, o eczema na pele não é contagioso.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cirurgia de vasectomia
Saúde
Vasectomia: Quanto custa? Qual a idade? Tem volta? Saiba tudo sobre a cirurgia!

A vasectomia é um procedimento muito realizado pelos homens que não querem mais ter filhos, pois consiste em uma cirurgia para interromper a circulação de espermatozoides. Embora este procedimento seja muito conhecido, é comum que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre ele, e se este é o seu caso, esse …

endometriose
Saúde
Endometriose: Deixa infértil? Pode engravidar? Tem cura? Tire suas dúvidas aqui!

Caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial do útero em locais como o intestino, ovários, trompas e até bexiga, a endometriose costuma causar muitas dores e problemas a saúde da mulher, principalmente durante o período menstrual. Esse quadro pode se agravar causando inflamações crônicas por toda a cavidade pélvica da …

hemorroidas
Saúde
Hemorroidas: causas, tratamentos, saiba como acabar com o problema de vez!

Caracterizada por veias salientes e dilatadas na região anal e classificada como interna ou externa, a hemorroidas poderá trazer problemas ao bem-estar do paciente, normalmente causando coceira e dor na região além de dificuldade para fazer as necessidades básicas. Por isso, conhecer as hemorroidas é fundamental para saber como evitá-la …