Endometriose: Deixa infértil? Pode engravidar? Tem cura? Tire suas dúvidas aqui!

endometriose
Saúde

Caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial do útero em locais como o intestino, ovários, trompas e até bexiga, a endometriose costuma causar muitas dores e problemas a saúde da mulher, principalmente durante o período menstrual.

Esse quadro pode se agravar causando inflamações crônicas por toda a cavidade pélvica da mulher, por isso conhecer bem essa doença é fundamental, e foi para isso que eu preparei esse artigo.

Causa infertilidade?

Sim, a endometriose e a infertilidade estão associadas em 50% dos casos, sendo uma das principais causas da infertilidade feminina.

O principal causador da infertilidade é quando ocorre a endometriose nas tubas uterinas, que ficam danificadas.

O agravamento do processo inflamatório da doença leva a formação de aderência do peritônio com outros órgãos pélvicos, que acabam por obstruir as tubas uterinas, quase sempre levando a uma total imobilidade do órgão, o que dificulta ou até mesmo impede o transporte do óvulo e do espermatozoide, consequentemente não acontecendo à devida fecundação.

Outra possibilidade de infertilidade causada pela endometriose é a presença de cistos de endometriose nos ovários e as alterações inflamatórias imunológicas no útero e também no próprio endométrio, que atrapalham a formação do embrião.

Endometriose Profunda

Considerado um dos piores tipos de endometriose, a endometriose profunda acontece quando os focos da doença que inicialmente infiltravam-se nos órgãos com espessura de 1 a 2 mm, agora infiltram na parede de algum órgão por mais de 5 mm, causando lesões em outras partes do organismo da mulher, sendo muito comum nos órgãos abaixo do abdômen como todo o sistema reprodutivo, bexiga e intestino.

Embora ainda não tenha conseguido estabelecer a causa real da endometriose profunda, médicos acreditam que a doença pode estar ligada a um componente genético já que filhas de mulheres com formas avançadas da endometriose passam a ter até 6 vezes mais chances de desenvolver a doença.

No ovário

Já a endometriose ovariana, também conhecida como endometrioma, é caracterizada pelo crescimento do endométrio em volta dos ovários, que causa intensa dor na região pélvica, sangramento excessivo durante a menstruação e em alguns casos dor durante a relação sexual.

Normalmente este quadro é diagnosticado pelo ginecologista que através de um procedimento chamado de videolaparoscopia, que consiste na inserção de um fino tubo com câmera através de um corte superficial na pele para observar os órgãos no interior da cavidade abdominal da mulher, identifica pontos importantes em locais que é comum o seu crescimento.

endometriose na gravidez

Durante a gravidez

É bem comum que nos últimos meses de gravidez e também durante a amamentação a endometriose regrida.

Porém, a endometriose poderá voltar após o parto e em alguns casos pode até mesmo piorar os sintomas, especialmente as dores abdominais.

O ideal é que mesmo após engravidar ao ter a regressão da doença, a mulher procure para ajuda de um médico especialista para que ele possa realizar o diagnostico e fazer o tratamento adequado.

Ainda ficou alguma dúvida sobre a endometriose? Deixe um comentário que assim que for possível nós iremos responder você.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

chas abortivos
Saúde
Chás abortivos: Quais são, perigos, como identificar, saiba tudo aqui!

A gravidez é um momento muito importante na vida de uma mulher, pois é o momento em que ela está se preparando para ser mãe e por isso é necessário ficar atenta ao que está consumindo para não prejudicar o seu bebê. E se você gosta de tomar chás, esse …

mulher ao sol
Saúde
Deficiência de vitamina D: Sintomas, Causas, Como evitar, Tratamento, Saiba tudo aqui!

A vitamina D é uma vitamina muito importante para o nosso corpo, no entanto o número de pessoas que possuem deficiência de vitamina D é alto e esta deficiência pode acarretar em vários problemas de saúde, por isso saber diagnosticar este problema é fundamental. Se você acha que está com …

cirurgia de vasectomia
Saúde
Vasectomia: Quanto custa? Qual a idade? Tem volta? Saiba tudo sobre a cirurgia!

A vasectomia é um procedimento muito realizado pelos homens que não querem mais ter filhos, pois consiste em uma cirurgia para interromper a circulação de espermatozoides. Embora este procedimento seja muito conhecido, é comum que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre ele, e se este é o seu caso, esse …