Fertilização in vitro: O que é? É eficaz? Existe limite de idade?

Fertilização in vitro
Maternidade

A alegria ou o sentimento de ser mãe/pai acompanha muitas pessoas e para uma grande maioria, é considerado um verdadeiro sonho. Infelizmente para muitas mulheres, esse sonho não é uma tarefa fácil, pois devido à algumas complicações de saúde, muitas são inférteis ou não podem gerar um filho. Pensando nisso, muitos casais opitam pela Fertilização in vitro, um tratamento de Reprodução Humana Assistida mais realizado no mundo.

A técnica de Fertilização in Vitro, ou FIV, é muito conhecida e consolidada, contudo ainda há dúvidas e não é um método 100% eficaz. Continue lendo esse artigo e entenda mais sobre o assunto. Confira!

O que é Fertilização in Vitro?

Há diversas formas de reprodução assistida e a Fertilização in Vitro ou, FIV, como também é conhecida, é a mais comum. Nesse procedimento, a fecundação do óvulo pelo espermatozoide ocorre de forma externa formando o embrião que após isso, será transferido para o útero.

Dessa forma, antes de iniciar o tratamento é necessário que haja um diagnóstico muito preciso e detalhado para que realmente a Fertilização in Vitro seja a melhor opção. A partir daí se for detectadas algumas alterações no útero ou tubas uterinas, miomas, pólipos, pode ser que haja indicação cirúrgica.

Quando a FIV é indicada?

A partir do momento no qual o casal não consegue engravidar mesmo depois de medicamentos, mudanças de hábitos, acompanhar o período fértil da mulher, inseminação artificial, a Fertilização in Vitro é indicada. Entenda:

  • Homens com alterações seminais, pouca concentração de espermatozoides
  • Homens que já fizeram a vasectomia ou com problemas na saída dos espermatozoides
  • Mulheres com laqueadura
  • Mulheres com endometriose
  • Homens ou mulheres com histórico de doenças genéticas como fibrose cística
  • Casais com infertilidade sem causas aparentes

Há diversos casais que sofrem com infertilidade, contudo, isso não é uma barreira para ter um bebê. Muitas vezes, os casos não são tão complicados como parece e a gravidez pode acontecer logo na primeira tentativa de FIV.

Existe limite de idade Fertilização in Vitro?

Com o passar dos anos, os óvulos das mulheres além de diminuir gradativamente, eles perdem a qualidade. Dessa forma, a partir dos 35 anos, as mulheres já possuem uma perda considerável de fertilidade e dessa forma, ela pode fazer a FIV com os seus próprios óvulos até em torno dos 43 anos de idade.

Contudo, não há uma idade fixa na qual a mulher pode ou não realizar o procedimento, varia de acordo com as características de cada uma. Dessa forma, qualquer mulher que tenha óvulos de boa qualidade e tenha um útero propício, pode realizar a Fertilização in Vitro.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *