Festa junina: O que não pode faltar? Vestido de quadrilha?

Festa junina
Dicas

Quentão, quadrilha, canjica, milho cozido… A festa junina é uma das datas mais esperadas do ano e acontece tradicionalmente no mês de junho, sendo muito popular no Brasil. Além disso, é conhecida também como festa de São João, contudo, possui origem europeia que foi trazida pelos portugues no período colonial, mas que teve influências das culturas indígenas e africanas.

A origem da festa junina é em virtude da comemoração da fertilidade da terra e boas colheitas. Sendo que na Idade Média, já fazia parte do calendário cristão e era uma festa católica. Quer saber mais sobre a festa junina? Continue lendo esse artigo e tire todas as suas dúvidas. Confira!

O que não pode faltar?

Durante a festa junina, há comida típica, músicas e danças como o forró. Na quadrilha, a dança típica da festa, há vestido de quadrilha que são sempre coloridos vistosos. Além disso, a origem é em decorrência das danças de salão com os casais caracterizados.

Em uma festa junina não pode faltar balões e fogueira. Os balão são o marco para indicar o início das comemorações e já a fogueira, para fazer parte do cenário e segundo as crenças, simboliza a proteção contra os maus espíritos.

Festa junina pelo Brasil

A festa junina é muito tradicional e popular em todas as regiões do Brasil. Entretanto, de acordo com a região, a festa junina adquire tradições culturais diferentes. Dessa forma, no nordeste, por exemplo, na Paraíba e em Pernambuco, duram quase o mês todo de junho e possuem a maior festa de São João do mundo.

Já no Norte, o costume da região é homenagear os padroeiros e santos desde o mês de junho à dezembro. As festas principalmente em Belém e Manaus, há apresentações folclóricas do Boi-bumbá. No sudeste as festas acontecem principalmente nas cidades do interior da região e acontece principalmente em apresentações escolares.

Comidas típicas

As comidas típicas da festa junina é sem dúvida um dos itens que mais agrada o público. A pamonha pode ser consumida com diversos recheios, tanto doces quanto salgados, o cuscuz, a pipoca, arroz doce, maça do amor, canjica, cocada, pé de moleque e muito mais. As comidas populares da festa junina atraem todos os gostos e por se tratar de uma festa que acontece durante o período frio no Brasil, os caldos e quentões também fazem muito sucesso.

0 Compart.
Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas
Nota fiscal paulista: Saiba como se cadastrar e como funciona esse programa!

O número de pessoas que estão inadimplentes com o governo atualmente é alto, e por isso, a fim de diminuir essa inadimplência o governo de São Paulo criou a nota fiscal paulista para poder incentivar a população a quitar os seus débitos com o estado. Mas você já ouviu falar …

Óleo de Melaleuca
Dicas
Óleo de Melaleuca: O que é? Como usar? Quais são os benefícios?

A grande maioria dos medicamentos por mais que nos ajudam a tratar, cuidar e melhorar a nossa saúde, possui efeitos colaterais muitas vezes desagradáveis. Pensando nisso, a procura por medicamentos alternativos naturais e homeopáticos, além de ser uma ótima opção, são eficazes. Como é o caso do Óleo de Melaleuca, …

Buclina
Dicas
Buclina: O que é? Realmente engorda? Possui efeitos colaterais?

A busca pelo corpo perfeito faz parte da vida de milhares de pessoas, que muitas vezes fazem de tudo para isso.  Assim, algumas querem uns quilinhos a menos, enquanto outras desejam ganhar uns quilos para conseguir chegar ao peso tão desejado e nem sempre as pessoas tem facilidade de conseguir …