Infertilidade masculina: O que é? Quais os sintomas? Tem tratamento?!

infertilidade masculina
Homem

Antigamente quando um casal não podia engravidar logo já se imaginava que a culpa era da mulher, porém atualmente o assunto está se tornando mais conversado e já se sabe que muitas vezes o problema pode sim ser do homem. A infertilidade masculina é um problema que gera muitas dúvidas, e se você também deseja conhecer um pouco mais  sobre o assunto, esse artigo é para você.

Não sabe o que é nem como pode ser feito o tratamento para a infertilidade masculina? Então continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir!

O que é?

A infertilidade masculina é uma condição na qual impede o homem de conseguir realizar uma reprodução convencional, normalmente por falta ou qualidade do espermatozoide, que acontece por diversas causas, dentre as principais citamos a varicocele, infecções no sistema reprodutor, alterações na produção de hormônio ou mesmo problemas genéticos.

A infertilidade masculina é a causa de até 30% nos casos que casais enfrentam dificuldade na hora de terem filhos, está ligada desde fatores genéticos a fatores externos como dificuldade na relação sexual, por exemplo.

Um dos problemas mais comuns ligado à infertilidade está quando o espermatozoide é gerado no interior dos testículos, onde acontece a alteração da temperatura local devido às várias doenças como a varicocele e a criptorquidia, o que afeta diretamente na qualidade do espermatozoide produzido.

Além disso, outro fator que pode provocar a má produção do sêmen são as doenças endócrinas, que estão ligadas à produção de hormônios hipofisários, que estimulam a produção do espermatozoide fazendo com que gere pouca quantidade dele no sêmen, o que também atrapalha na hora da fecundação.

Tem cura?

Felizmente a infertilidade masculina tem cura desde que apuradas as causas e a real situação do problema para que possa ser feito o tratamento adequado.

Estudos científicos mostram que processos infecciosos e disfunções hormonais além da própria varicocele são as causas mais comuns da infertilidade masculina assim processos reversíveis da infertilidade são feitos a depender de cada caso.

Tratamento

Quando é diagnosticado que o homem possui um problema de fertilidade é necessário que ele realize um tratamento para conseguir reverter a situação. Alguns dos mais usados são:

Espermograma

Se você está com dificuldades de reprodução uma boa opção é fazer o espermograma, que é um exame que irá analisar a quantidade e a qualidade dos seus espermatozoides para conseguir saber o que pode está causando a infertilidade.

O espermograma é feito em um laboratório especializado e seu preço custa entre 70 e 180 reais, embora também seja possível fazê-lo pelo SUS.

Medicamentos

Depois de diagnosticado o problema de infertilidade masculina através de exames pode ser que o homem faça um tratamento através de medicamentos, pois existem algumas causas como as infecções que podem ser curadas com antibióticos.

Cirurgias

Em alguns casos como na varicocele, por exemplo, é necessário que o homem faça uma cirurgia para reverter o problema da infertilidade. O procedimento é simples e não é necessário que o homem fique internado.

Tratamento hormonal

Se o homem está com pouca produção de espermatozoides pode ser necessário que ele faça um tratamento hormonal para tentar aumentar essa produção. Geralmente o tratamento dura 3 meses.

0 Compart.
Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

homens com estilo
Homem
Como ser estiloso: Veja as melhores dicas para arrasar no look!

É comum encontrarmos pessoas que são muito estilosas e estão sempre bem vestidas, com roupas da moda deixando um visual lindo e harmonioso. Mas nem todas as pessoas conseguem encontrar roupas bonitas e harmoniosas para estar sempre na moda, e é por isso que a seguir eu irei falar um …

Homem
Dicas para aumentar o pênis: Confira as 4 MELHORES!

Não adianta, alguns dos maiores problemas que afetam os homens hoje em dia é justamente os problemas sexuais ligados a ereção e tamanho do pênis, até porque muitas vezes ambos podem estar interligados. Homens se apegam de fato aos centímetros da suas partes intimas, e colocam toda sua autoestima, confiança …

Aumento peniano
Homem
Aumento peniano: É possível? A cirurgia é confiável? Exercício funciona?

O tamanho do pênis varia de acordo com cada homem e a anatomia do mesmo, além disso, um tanho considerado “normal” é variável de acordo com cada país. Estima-se que a grande maioria dos homens já pensou em ter um pênis nem que seja um pouquinho maior e com isso, …