Polifenois: Entenda o que são esses compostos e como eles podem te oferecer bem estar!

  • Tommy Guns NY
  • Category : Saúde
polifenois
Saúde

Você já ouviu falar dos polifenois? Com certeza pelo menos desse nome já. Esses compostos ficaram famosos no universo da saúde e do bem estar devido aos inúmeros benefícios que eles possuem para a ingestão humana.

Se você não faz ideia do que são esses elementos químicos continue lendo esse artigo e tire todas as suas dúvidas!

O que são os polifenóis?

Os compostos fenólicos são mais simples do que esse nome curioso que lembra as aulas de química. Eles fazem parte de um grupo enorme de moléculas que podem ser encontradas em diversos alimentos como cacau, vinho, suco de frutas etc. Eles também podem ser obtidos através de um suplemento polifenólico, como o Vital 4K.

A estrutura química desses elementos representa compostos derivados do benzeno. Por isso, eles são classificados em quatro famílias: flavonoides, ácidos fenólicos, estilbenos e lignanas.

Mas são tantos nomes estranhos que só fica mais confuso, não é mesmo? Na verdade a fama dos polifenóis se deve aos seus vários benefícios para o ser humano. Ao adotar os polifenois na sua dieta, você melhora o seu corpo aumentando a resistência do sistema imunológico, tendo uma recuperação muscular mais rápida, prevenindo contra doenças crônicas e diminuindo o colesterol ruim (LDL). Além disso, eles evitam a osteoporose, o câncer, o alzheimer e o envelhecimento precoce.

E flavonoides?

Os flavonoides que foram citados anteriormente fazem parte da família dos polifenois. Eles são utilizados já há muitos anos pela medicina Ayurveda e têm a função de regular os níveis de açúcar no sangue, a pressão arterial, além de atuarem como antioxidantes e anti-inflamatórios.

Esses compostos são de baixa toxicidade e podem ser encontrados em plantas, majoritariamente as mais escuras. Seus benefícios para o humano são:

  • Mantém a saúde do coração estável
  • Reduz os riscos de ter osteoporose
  • Alivia os sintomas da menopausa em mulheres
  • Melhora as funções cognitivas
  • É anti-inflamatório
  • Previne o surgimento de câncer

Você pode adquirir esses compostos facilmente em sua rotina apenas mudando seus hábitos alimentares, pois, quanto mais colorido o seu prato, mais rico em micronutrientes ele é. Um hábito muito saboroso é tomar tomar duas taças de vinho por dia (no caso dos homens) e uma taça no caso das mulheres.

Além do vinho, outros alimentos podem oferecer mais desses nutrientes como:

  • Salsa, brócolis, couve e aipo;
  • Chocolate (amargo é melhor), mirtilo, maçã e ameixas;
  • Pimenta, soja e derivados e frutas vermelhas;
  • Chás brancos, pretos e verdes.

polifenois alimentos

Alimentos ricos em polifenóis

Existem mais de 400 alimentos ricos em polifenóis, portanto, fazer uma lista demandaria até mesmo um livro, mas separamos aqui alguns dos principais e mais fáceis de adotar na sua dieta. Veja:

Priorize a ingestão de chás no seu café da manhã ao invés de leite, caso tenha esse hábito. Os chás são os principais líquidos com polifenóis, oferecendo uma grande possibilidade de variações como: chá verde, chá preto, chá de amora, de morango, de cravo etc.

Para frutas que você já consome, como a uva, é indicado engolir também a casca dela, mas infelizmente somente consumir a uva não é o suficiente para repor todos os polifenóis no corpo, afinal, é uma fruta muito pequena.

Outros insumos fundamentais para essa reposição são: grãos em geral, cereais, kiwi, ameixa, legumes e verduras, amendoim, algas e linhaças.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cirurgia de vasectomia
Saúde
Vasectomia: Quanto custa? Qual a idade? Tem volta? Saiba tudo sobre a cirurgia!

A vasectomia é um procedimento muito realizado pelos homens que não querem mais ter filhos, pois consiste em uma cirurgia para interromper a circulação de espermatozoides. Embora este procedimento seja muito conhecido, é comum que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre ele, e se este é o seu caso, esse …

endometriose
Saúde
Endometriose: Deixa infértil? Pode engravidar? Tem cura? Tire suas dúvidas aqui!

Caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial do útero em locais como o intestino, ovários, trompas e até bexiga, a endometriose costuma causar muitas dores e problemas a saúde da mulher, principalmente durante o período menstrual. Esse quadro pode se agravar causando inflamações crônicas por toda a cavidade pélvica da …

hemorroidas
Saúde
Hemorroidas: causas, tratamentos, saiba como acabar com o problema de vez!

Caracterizada por veias salientes e dilatadas na região anal e classificada como interna ou externa, a hemorroidas poderá trazer problemas ao bem-estar do paciente, normalmente causando coceira e dor na região além de dificuldade para fazer as necessidades básicas. Por isso, conhecer as hemorroidas é fundamental para saber como evitá-la …