Teste de ovulação: O que é? Como fazer? Saiba tudo aqui!

  • Tommy Guns NY
  • Category : Saúde
teste de ovulação
Saúde

Se você está tentando engravidar, mas não consegue talvez possa ser porque está tendo relações sexuais fora do período de ovulação. Muitos casais não sabem, mas para ter sucesso e conseguir a gravidez é necessário ter relações sexuais no período fértil da mulher, pois ao contrário do homem, ela não é fértil todos os dias, apenas em um período determinado que poderá durar cerca de uma semana. Nem sempre as mulheres possuem facilidade de saber qual é o seu período fértil e por isso fazer um teste de ovulação poderá ser uma ótima opção para descobrir se as suas chances de engravidar estão altas ou não.

Você já ouviu falar no teste de ovulação? Sabe como ele funciona? Ainda não? Pois então continue conosco e confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre ele.

Como funciona?

O teste de ovulação é um teste desenvolvido para indicar quando a mulher está se aproximando do período fértil e as suas chances de engravidar são maiores. Existem vários tipos de teste de ovulação sendo que você poderá optar pelos de farmácia ou pelo caseiro.

Alguns testes podem ser feitos através da saliva ou da urina da mulher e em seguida elas deverão observar as cores para saber se está ou não em seu período fértil.

Na maioria das vezes o teste de ovulação é vendido em caixas que contém cinco testes, pois eles deverão ser feitos por alguns dias para descobrir se a mulher está ou não se aproximando do seu período fértil. Os testes não são reaproveitáveis.

Caseiro

O teste de ovulação caseiro é bem simples de ser feito e a mulher não precisará de nenhum objeto, será necessário apenas introduzir a ponta do dedo indicador na vagina a fim de retirar uma quantidade de muco dela. Em seguida a mulher deverá esfregar o muco na ponta de outro dedo e observar a cor e a consistência dele.

Se o muco vaginal estiver fluido e transparente parecido um pouco com a clara de ovo a mulher está em seu período fértil.

Digital

O teste de ovulação digital é muito utilizado, pois com ele a mulher deverá apenas colocar um pouco de saliva ou de urina na ponta do medidor e esperar cerca de 15 segundos. Depois ela deverá tampar novamente o teste na horizontal e esperar cerca de 3 minutos para que o resultado apareça.

Se após fazer o teste aparecer uma carinha sorrindo, a mulher está no período fértil, caso contrário irá parecer apenas um círculo vazio.

É confiável fazer teste de ovulação?

Sim, os testes de ovulação são confiáveis, pois eles irão representar se a mulher está ou não com aumento de LH, ou seja, se a mulher está em um dos dias do seu período fértil. Mas é necessário que a mulher fique atenta, pois se ela estiver em seu período fértil deverá ter relações sexuais nas 48 horas após descoberto o período e assim as chances de engravidar serão maiores.

Mas é importante destacar que não é porque o teste deu positivo e a mulher está em seu período de ovulação que ela irá engravidar de primeira. Em alguns casos pode ser necessário que ela faça os testes nos meses subsequentes até conseguir a sonhada gravidez.

Ainda tem alguma dúvida sobre o teste de ovulação? Deixe-nos um comentário!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cirurgia de vasectomia
Saúde
Vasectomia: Quanto custa? Qual a idade? Tem volta? Saiba tudo sobre a cirurgia!

A vasectomia é um procedimento muito realizado pelos homens que não querem mais ter filhos, pois consiste em uma cirurgia para interromper a circulação de espermatozoides. Embora este procedimento seja muito conhecido, é comum que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre ele, e se este é o seu caso, esse …

endometriose
Saúde
Endometriose: Deixa infértil? Pode engravidar? Tem cura? Tire suas dúvidas aqui!

Caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial do útero em locais como o intestino, ovários, trompas e até bexiga, a endometriose costuma causar muitas dores e problemas a saúde da mulher, principalmente durante o período menstrual. Esse quadro pode se agravar causando inflamações crônicas por toda a cavidade pélvica da …

hemorroidas
Saúde
Hemorroidas: causas, tratamentos, saiba como acabar com o problema de vez!

Caracterizada por veias salientes e dilatadas na região anal e classificada como interna ou externa, a hemorroidas poderá trazer problemas ao bem-estar do paciente, normalmente causando coceira e dor na região além de dificuldade para fazer as necessidades básicas. Por isso, conhecer as hemorroidas é fundamental para saber como evitá-la …